Rio Preto: O descaminho da CTB e PCdoB com o apoio do Vereador Maurinho na atual prefeitura de São Jose do Rio Preto!

pcdobtucano

Por Fabiano de Jesus

Poucos de nós nos atentamos, mas o vereador Maurinho Ribeiro é do Partido Comunista do Brasil, partido que está na direção da Central dos Trabalhadores Brasileiro – CTB.

A necessidade do debate sobre as contradições visíveis dessas organizações estabelecem-se justamente porque o partido intervém em entidades importantes dos trabalhadores e da juventude e essa relação causa muita confusão sobre o significado da nefasta política do PCdoB e da CTB.

Essa política expressa o apoio do vereador do PCdoB ao atual prefeito Valdomiro, pois na gestão passada foi seu porta-voz e nessa gestão, foi eleito vereador na coligação com o partido do prefeito. Por isso, Maurinho vota na câmara os projetos com o atual prefeito, desde a retirada do dinheiro da Cultura, passando pela terceirização e a destinação de dinheiro público para o setor privado; a mudança de horário da sessão para as 14 horas, até o atual Plano Municipal de Educação, que não garante os direitos dos trabalhadores e caminha para o aprofundamento da precarização da educação.

Aliás, Maurinho e o PCdoB estiveram TODAS às vezes do lado oposto às mobilizações dos trabalhadores e a juventude rio-pretense, revelando que Maurinho não sabe o significado da sigla PCdoB. Então, devemos nos perguntar: onde estava a bandeira da CTB nas mobilizações dos rio-pretenses contra o governo Valdomiro? Estava guardada, enquanto Maurinho negociava com o prefeito!!!

Nas organizações em que o PCdoB atua não fica claro essas contradições e seu atrelamento com os governos.  No caso de Rio Preto, o objetivo do partido de Maurinho é travar e emperrar todas as lutas de enfrentamento dos movimentos contra a atual prefeitura, da juventude (UNE) ao movimento sindicatos (CTB), do movimento de mulheres (UBM) ao movimento negro (UNEGRO).

Apesar dos debates necessários que deveríamos manter com o PCdoB, infelizmente isso não é mais possível, já que esse partido está se transformando apenas em uma legenda de aluguel, a qual defende a Reforma do Código Florestal (que fez campanha com Kátia Abreu), compondo a base de todos os partidos que está no poder, do Kassab, quando estava na prefeitura de São Paulo, a governos de inúmeros estados/cidades, como o PSDB (Maranhão), até chegar a nossa realidade na prefeitura de São José do Rio Preto.

Não encontraremos mais as bandeiras vermelhas do PCdoB nas mobilizações da juventude, dos trabalhadores, das mulheres e dos negros com enfrentamento as políticas dos governos. Hoje, o PCdoB atua para impedir os movimentos, domesticando-os e jogando na ‘lata do lixo’ suas bandeiras históricas. Sendo assim, esse é o papel que Maurinho e o PCdoB cumprem na defesa incondicional da política atual do governo de São José do Rio Preto.

Nós, que acreditamos que é possível e necessário construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, sem explorados e exploradores e sem nenhuma forma de opressão, como o machismo, o racismo e a homofobia, devemos caminhar independentes e de mãos limpas, sem braços dados com nenhum governo ou grande empresariado, construindo movimentos independentes de luta e classista.

Deixe um comentário